A comitiva realizou sua primeira cavalgada no último dia 20 de abril, com a participação de aproximadamente 400 cavaleiros, muladeiros e amazonas. Sucesso absoluto
Criada recentemente com o objetivo de não deixar morrer a tradição da cavalgada no município de Crixás, a Comitiva São Jorge Guerreiro realizou, na manhã do último dia 20 de abril, uma grande e bem sucedida cavalgada de inauguração, a qual contou com a participação de aproximadamente 400 cavaleiros, muladeiros e amazonas, que saíram do Parque de Exposição Agropecuária, percorrendo a principal avenida da cidade. Após deixar o perímetro urbano, os romeiros andaram mais 19 km até a fazenda de Olímpio César, que gentilmente cedeu o espaço para receber os guerreiros de São Jorge. Antes da saída, foi servido aos presentes um reforçado café da manhã e, na chegada, um apetitoso almoço com direito a show ao vivo.
De acordo com Mary’slane Xavier da Silva, ou simplesmente Nana, como é conhecida, que falou com nossa reportagem representando a comissão organizadora, a Comitiva São Jorge Guerreiro já nasceu grande e forte e, segundo ela, o seu sucesso se faz pelo fato de não ter um presidente e sim uma comissão organizadora.
“Estamos muito felizes com a presença de todos os guerreiros de São Jorge que vieram nos prestigiar. Recebemos aqui cavaleiros e amazonas de várias cidades como Mozarlândia, Santa Terezinha de Goiás, Campos Verdes, Uirapuru, Pilar de Goiás e isso para nós é muito gratificante, pois percebemos que o trabalho que estamos fazendo está surtindo efeito”, disse Nana, que faz parte da comissão organizadora da comitiva.
Ainda segundo Nana, o surgimento da comitiva São Jorge Guerreiro tem o objetivo de não deixar morrer essa tradição crixaense, que é ir a cavalo dos pés de Nossa Senhora da Conceição, em Crixás, aos pés de Nossa Senhora da Penha, em Guarinos. “Nossa comitiva é totalmente formada por romeiros de Nossa Senhora da Penha. Esperamos resgatar nossas tradições e mostrar ao pessoal mais jovem nossas raízes, nossas origens que jamais poderá morrer saindo de Crixás rumo a Guarinos, passando pelo estradão com nossos burros, nossas bruacas, nossos carros de bois. É só felicidade em ver que nosso esforço está valendo à pena, está sendo recompensado. Esse ano faremos nossa primeira romaria rumo a Guarinos e, com fé em Deus, será uma cavalgada abençoada, de muita luz, paz e muita fé, acima de tudo”, concluiu.
Também conversamos com outros dois representantes da comitiva, Rosa, que afirmou ser a primeira vez que participa de uma cavalgada e se declarou deslumbrada com tudo. “Essa cavalgada superou minhas expectativas. Eu não imaginava tanta alegria, tanta gente assim. Quero aproveitar para agradecer aos comerciantes e famílias de Crixás pelo apoio nos garantido para a realização desse evento de estréia da São Jorge Guerreiro. Estou muito feliz.
Agradecemos de forma especial ao Olímpio César que não mediu esforços para preparar esse lindo espaço para nos receber”, ressaltou. Da mesma forma, Adilson disse que se sente muito feliz por fazer parte da comissão organizadora da Comitiva e receber, já na primeira cavalgada, uma grande quantidade de pessoas especiais, familiares e amigos. “Estamos realmente muito felizes e teremos muitas histórias para contar. Em julho sairemos de Crixás a Guarinos e estamos confiantes que faremos uma linda festa”, disse Adilson.
O vice-prefeito de Campos Verdes Wallas Correia, que esteve prestigiando a primeira cavalgada da Comitiva São Jorge Guerreiro destacou a organização do evento.
Nossos repórteres também conversaram com Olímpio César, que é um dos principais parceiros da Comitiva São Jorge Guerreiro e sempre incentivou as manifestações culturais do município como cavalhadas e cavalgadas. Olímpio César avaliou como positiva a primeira cavalgada da comitiva e disse acreditar no seu sucesso.
“Temos muitas comitivas aqui em Crixás e nós incentivamos todas elas. Pelo fato de ser a primeira, essa cavalgada de hoje foi muito bem organizada e com certeza vai se tornar tradição. Vimos que toda a equipe organizadora se empenhou para que os participantes realmente tivessem um bem estar, condições boas de participar.
Me sinto feliz em receber, da melhor forma possível aqui na Fazenda São José, às margens do Rio Crixás, todas as pessoas que participaram dessa cavalgada, oferecendo-lhes um almoço em um espaço bem arborizado. A Comitiva São Jorge Guerreiro é mais uma boa opção de lazer e entretenimento para quem gosta dessa prática, desse esporte e só quem ganha com isso é a população”, afirmou Olímpio.